Salada de grão-de-bico com bacalhau

Salada de grão-de-bico com bacalhau

Hoje, apresentamos a salada de grão-de-bico com bacalhau, famosa receita portuguesa para inovar nas refeições e substituir o tradicional alface e o tomate!

O grão-de-bico é um legume rico em proteínas, sais minerais, fibras, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. 

Combinado com o bacalhau, fonte de ômega 3, a receita fica ainda mais nutritiva. Isso porque o consumo do peixe ajuda a melhorar a concentração, a memória e a visão e auxilia o metabolismo energético e o sistema cardiovascular.

A salada de grão de bico com bacalhau é muito fácil de fazer. Basta alguns minutos para trazer mais sabor e saúde para as suas refeições. Confira!

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de grão de bico Zaeli cozido
  • 200 g de bacalhau dessalgado e desfiado
  • 2 tomates picados sem sementes
  • 1 xícara (chá) de azeitona preta fatiada Zaeli
  • 1 xícara (chá) de azeite Zaeli
  • 1 cebola roxa fatiada
  • 1 xícara (chá) de salsinha picada
  • 1 xícara (chá) de palmito Zaeli
  • Sal Zaeli a gosto

Preparo:

1. Em um refratário, coloque o grão-de-bico (que ficou de molho e já foi cozido) e misture todos os ingredientes. Em seguida,  tempere com sal a gosto.

 

2. Sirva em uma única travessa ou divida em pequenas porções individuais.

 

3. Na falta do grão-de-bico, você pode substituir o grão por feijão branco. Fica igualmente delicioso!

 

4. Por fim, se você gostou da receita de salada de grão-de-bico portuguesa, compartilhe nas suas redes sociais com seus amigos!

Quanto tempo deixar o grão-de-bico de molho?

Assim como outras leguminosas, como o feijão e lentilha, o grão-de-bico também precisa ficar de molho antes de ser preparado em qualquer receita. O recomendado é deixar de molho por aproximadamente 12 horas.

Como o grão-de-bico é característico por ser bastante duro, deixar de molho por mais tempo não é um problema. Isso ajudará a tornar o tempo de cozimento menor. 

Na hora de preparar a receita de salada, retire a água do grão-de-bico usada para ficar de molho, lave bem os grãos e coloque uma água nova. Em uma panela de pressão, cozinhe por 30 a 50 minutos. Esse tempo pode variar bastante, por isso fique de olho e abra a panela para conferir a textura.

Gostou dessa dica saudável para o seu almoço? Aproveite para conferir nossas outras receitas saudáveis para ter uma alimentação gostosa e equilibrada.

Tempo:

15 min.

Número de pessoas:

7 pessoas

Nível de dificuldade:

Imprimir