Receita de vaca atolada na panela de pressão

Receita de vaca atolada na panela de pressão

A receita de vaca atolada é um prato típico da comida caipira e tem como principais ingredientes costela bovina e mandioca, sendo muito popular em estados como São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.

Feita na panela de pressão, o caldo é uma boa pedida para os dias de inverno e é uma refeição completa, pois gera saciedade pela combinação de mandioca e carne.

O nome do prato é curioso pode ser justificado por duas razões: primeiro, porque a costela de boi fica "atolada" na mandioca. 

Já a segunda remonta aos tempos coloniais, quando os tropeiros levavam, no embornal, carne mergulhada na gordura, o que garantia que o alimento não estragasse. Ao longo do caminho, passavam pelas rotas da mandioca e as colhiam para misturar na carne.

Somos apaixonados por essa receita de vaca atolada e preparamos uma receita especial para você. Confira!

Ingredientes:

  • 1/2 kg de mandioca/aipim cortado em cubinhos
  • 1 kg de costela de boi (magra)
  • 1 linguiça calabresa cortada em cubinhos
  • 2 colheres (sopa) de cebola granulada Zaeli
  • 1 tomate picado
  • 1 colher (sopa) de azeite Zaeli
  • 1/2 colher (sopa) de alho granulado Zaeli
  • Salsa e cebolinha picados
  • Pimenta do reino Zaeli a gosto
  • Sal a gosto
  • 3 caldos em pó sabor costela Zaeli

Preparo:

1. Para começar, tempere a costela de boi com alho, caldo em pó e pimenta-do-reino. Na panela de pressão, coloque o azeite e frite a costela até dourar. 

2. Acrescente a linguiça calabresa, a cebola, o tomate e mexa bem. Prove e acerte o sal.

3. Em seguida, coloque água quente até cobrir a costela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que fique macia. Retire da panela a carne e reserve o caldo na própria panela. 

4. Em outra panela, cozinhe a mandioca em água e sal. Quando estiver macia, retire da água e reserve esta água do cozimento. 

5. Amasse a mandioca com um garfo e o coloque no caldo reservado da costela. Mexa bem até incorporar bem com o caldo.

6. Depois, junte a costela cozida e mexa bem. Se ficar com o caldo muito grosso, coloque aos poucos a água reservada do cozimento da mandioca e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.

7. Por fim, salpique salsa e cebolinha. 

Acompanhamento

O caldo dessa receita de vaca atolada é muito saboroso e nutritivo, proporcionando bastante saciedade. É um prato completo, mas que pode ser servido com arroz.

Algumas pessoas também preferem consumir assim como sopas, bem quente e acompanhado de pães, croutons ou torradinhas. Fica uma delícia! 

Se você gostou da receita de vaca atolada, compartilhe nas suas redes sociais com seus amigos!

Tempo:

90 min.

Número de pessoas:

5 pessoas

Nível de dificuldade:

Imprimir